14 julho, 2010

Extremos do Organismo: Dor (3)


  • Tecido nervoso

A unidade funcional e estrutural do sistema nervoso é o neurônio. São os neurônios que fazem a ligação entre as células receptoras dos diversos órgãos sensoriais e as células efetoras (músculos e glândulas). Os neurônios são células muito especializadas que apresentam um ou mais prolongamentos, ao longo dos quais se desloca um sinal elétrico.

Podem ser classificados, com base no sentido em que conduzem impulsos relativamente ao sistema nervoso central, em:
1. neurônios sensoriais ou aferentes - os que transmitem impulsos do exterior para o sistema nervoso central;
2. neurônios motores ou eferentes - os que transmitem impulsos do sistema nervoso central para o exterior;
3. neurônios de conexão - os que conduzem impulsos entre os outros dois tipos de neurônios.

Cada neurônio compreende um corpo celular que contém um núcleo, retículo endoplasmático muito abundante (corpos de Nissl), mitocôndrias, dictiossomas e neurofibrilas; apresenta uma ou mais ramificações de filamentos citoplasmáticos finos, chamados dendritos, que conduzem os impulsos até ao corpo celular e um prolongamento, o axônio, que pode ser muito longo e apresentar ramificações na sua parte distal ou, ao longo da sua extensão, formando ramificações colaterais. Em alguns casos, os axônios podem estar rodeados por uma substância esbranquiçada, de natureza lipídica, a mielina, recoberta pelas células de Schwann. A bainha de mielina é descontínua, dando origem à formação dos nódulos de Ranvier.

As regiões onde ocorrem a trocas de impulsos entre as células nervosas são chamadas de sinapses. Nestes locais, o impulso elétrico de um neurônio estimula a produção de uma substância química, um neurotransmissor, que irá sensibilizar uma célula nervoso alvo afim de propagar o impulso. Existem diversos neurotransmissores, e estes atuam em áreas específicas do sistema nervoso, sendo que podem ter efeitos diferentes dependendo da área de atuação.

Ao lado, um esquema de como os impulsos são levados desde o axônio aferente até o Sistema Nervoso Central.



E, para concluir, um pequeno resumo esquemático de toda a parte sensorial e cognitiva da dor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário