17 julho, 2010

Extremos da Resposta

Como você reage a um "bom dia"? Algumas pessoas já abrem o sorriso e retribuem o" bom dia" e outras fecham a cara e nem respondem. Há uma infinidade de respostas que nós damos aos nossos amigos e a todos com quem convivemos diariamente. Analogamente, o nosso corpo reage de maneiras diversas ao meio no qual vivemos. Agora, iremos abordar alguns relatos― estranhos e bizarros ―sobre as nossa reações imunológicas.


  • Top dez das alergias mais estranhas
10° Alergia ao filho recém-nascido
A gravidez re
presenta um período de intensas modificações no corpo feminino.Sendo que quase todos os sistemas do corpo são afetados, dentre eles a pele. A maior parte das alterações decorrem de mudanças no nível hormonal ou/e mecânico. Algumas dessas alterações são fáceis de serem vistas como: o “barrigão”, os enjôos matinais, pés enchados,... Essas alterações são causadas por hormônios muitas vezes discutidos ,algumas vezes, nas salas de ensino médio e de ensino superior.As primeiras alterações caracterizam-se por grandes elevações de estrogênio, progesterona, beta HCG, prolactina e uma variedade de hormônios e mediadores que alteram completamente as funções do organismo.As intensas alterações imunológicas, endócri nas, metabólicas e vasculares tornam a gestante susceptível a mudanças na pele, tanto fisiológicas quanto patológicas. Essas alterações metabólicas criaram uma condição rara que acometeu Joanne, alergia ao própio filho. Joanne Mackie, de 28 anos, desenvolveu dolorid as bolhas e uma estranha alergia logo após dar à luz a seu filho James. A mãe sentia tanta dor causada pelas alergias que não conseguia nem segurar o filho e tinha que cobrir os braços para pegá-lo. Depois de alguns meses, a alergia passou, mas Joanne ficou com cicatrizes e scuras nos locais onde tinha bolhas.

9° Alergia à água

Urticária aquagênica é forma rara de urticária física caracterizada por aparecimento de urticas após o contato com
água, independente da temperatura. Há poucos casos descritos de urticária aquagênica e, destes, somente cinco da forma familiar. Apresentamos o primeiro relato de urticária aquagênica familiar no Brasil, acomete ndo mãe e filha. Ambas apresentavam urticas, principalmente após banho de chuveiro, independentemente da temperatura da água. A urticária aquagênica foi descrita p ela primeira vez em 1964 por Shelley e Rawnsley. É uma forma rara de urticária física, caracterizada pela formação de lesões urticariformes perifoliculares após contato com água, independente da temperatura. As lesões medem de 2 a 3 mm de diâmetro, localizam-se preferencialmente no tronco e parte superior dos membros e podem durar de 10 a 50 minutos. Acomete mais frequentemente mulheres do que homens e em geral inicia-se na puberdade. A ocorrência em crianças é bastante incomum,3-7 o mesmo podendo ser dito para os casos familiares, pois a maioria se apresenta de maneira isolada. A estudante Ashleigh Morris é uma das poucas pessoas que têm a estranha condição. Até mesmo suar causa dor extrema à garota de 19 anos. Quando Morris entra em contato com a água, sua pele fica com eritemas avermelhados, que levam duas horas para passar. O maior contato que ela tem com a água é durante o banho, e ainda assim, em pequenas “sessões” de um minuto para se lavar, já que isso é uma atividade extremamente dolorida para a jovem.

8° Alergia aos anestésicos
A alergia aos anestésicos não é tão freqüente como parece. Estatísticas apontam para um caso de complicação específica da anestesia para cada 10 mil cirurgias (não incluindo urgências e emergências). A forma mais grave de reação alérgica é conhecido como anafilaxia. Durante uma reação anafilática, o paciente pode sentir dificuldade em respirar, como passagens aéreas de perto. Inchaço da face e da boca podem ocorrer, e uma erupção cutânea avermelhada, por vezes, também é visto. O coração e os vasos sanguíneos são severamente afetadas, e esta é a marca da condição: o aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial pode cair a níveis perigosamente baixos.



7° Alergia a sexo

Pesquisadores descobriram que certas mulheres são alérgicas ao sêmen, condição chamada d e alergia ao plasma seminal humano. Em casos raros, a r
esposta à alergia pode até levar à morte. Para resolver os problemas causados pela estranha alergia, a mulher tem que ter o apoio do parceiro: médicos aplicam amostras diluídas do sêmen do parceiro na vagina da mulher a cada vinte minutos, aumentando gradativamente a concentração de sêmen por várias horas. A melhor parte do curioso tratamento é o casal ter que fazer sexo de duas a três vezes por semana.

6° Alergia a exercícios físicos

Quem nunca p rocurou uma bela desculpa para faltar aquele treino físico (hiper) puxado? Agora, você já tem uma bela e boa desculpa, alergia a exercícios físicos. Pode até parecer uma desculpa esfarrapada, mas algumas pessoas realmente têm alergias a exerícios. Cerca de mil pessoas no mundo inteiro têm essa condição, e podem sofrer choques anáfilaticos se fizerem atividades físicas mais pesadas. Em alguns indivíduos, o exercício pode produzir um episódio de asma ou uma reação an afilática aguda. A asma é um tipo de reação anormal induzida pelo exercício. A asma induzida pelo exercício ocorre freqüentemente em indivíduos que sofrem de asma, embora alguns apresentem asma somente quando se exercitam. Após cinco a dez minutos de exercício vigoroso, tipicamente iniciando após a interrupção do exercício, o indivíduo apresenta uma sensação de aperto no peito associada a sibilos e dificuldade respiratória. É mais provável que a asma induzida pelo exercício ocorra quando o ar é frio e secoA alergia pode causar um edema de glote, levando a dificuldade de respirar, engasgos, náusea a vômito.

5° Alergia a moedas

Cara Duncan é proibido de receber qualquer dinheiro de bolso, porque ela é alérgica a moedas. Duncan de nove anos de idade sofre uma reação severa ao níquel contido em moedas. O níquel causa serias feridas e manchas quando ela toca em algum objeto que contenha o metal. Ela tem de usar luvas de algodão para proteger sua pele sempre que ela toca o dinheiro, jóias, fivelas de cintos, botões e até mesmo o portão do jardim.



4° Ale
rgia ao sol
Areia,mar,sol e água de coco... As férias perfeitas para qualquer pessoa. Qualquer pesso
a?Não é bem assim!
Algumas pessoas apresentam um tipo (não raro) de sensibilidade ao sol, mas um tipo específico, chamad
o de urticária solar, é extremamente raro e perigoso. A pessoa que possui fica com erupções na pele ao ser exposta ao UV, ou até mesmo à luz. Em certos casos, a roupa não é suficiente para a proteção.





3° Alergia à tecnológia

Para a maioria das pessoas, é bastante comum falar ao celular, usar o microondas ou di
gitar na frente no do computador. Mas qualquer uma dessas tarefas é quase impossível para Debbie Bird, que é argica à tecnologia moderna. Ela é tão sensível ao campo eletromagnético criado por computadores, microondas e outros aparelhos que tem erupções cutâneas fortes e inchado das pálpebras se ela chegar perto de algum desses objetos. Na Inglatera, onde Debbie vive, os médicos acreditam que as alergias têm uma ligação mais forte com uma saúde pouco resistente e os sintomas são atribuídos a característica psicossomáticas. Mas várias pessoas discordam, e afirmam que aproximadamente 500 pessoas têm o problema em todo o mundo.


2° Alergia à beijos

Apesar do titulo, e
ssa alergia não é causada pela boca ou à lingua do parceiro. Geralmente o que ocorre é que, ao beijar alguém, a pessoa entra em contato com possíveis resquícios de alimentos ou medicamentos ao qual é alérgico. Em 2003, o estudante Jamiw Stewart teve um choque anafilático em um baile ao beijar a sua colega Liza Macfarquharn. Ele tinha alergia a nozes, e sua parceiro tinha acabado de comer.




1° Alergia a roupas íntimas

A alergia é causada pelos tecidos utilizados para confeccionar as roupas íntimas, e pode atingir mulheres e homens. O melhor modo de evitar a alergia é usar calcinhas e cuecas de boa qualidade, com agentes bactericidas e hipoale rgênicas. Pessoas com esse tipo de alergia desenvolvem erupções, têm coceira e até mesmo bolhas.





A Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, ou seja uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico. Os portadores de alergias são chamados de “atópicos” ou mais popularmente de “alérgicos”.
  • Classificação:
  • Produção de anticorpos IgE

    Em indivíduos propensos a alergias, a exposição a alguns antígenos resulta na ativação de células Tһ₂ e na produção de anticorpos Ig E . Indivíduos normais não manif
    estam respostas à maioria dos antígenos estranhos. Por motivos desconhecidos,quando alguns indivíduos são expostos a antígenos, como proteínas do pólen, determinados alimentos, venenos de insetos ou pêlos de animais, ou a determinados medicamentos, como penicilina, a resposta da célula T dominante é o desenvolvimento de células Tһ₂. Qualquer indivíduo atópico pode ser alergico pode ser alérgico a um ou mais desses antígenos. Os antígenos que produzem as reações de hipersensibilidade imediata (alérgicas) geralmente são chamados de alérgenos. Duas das citocinas secretadas pelas células Tһ₂ interleucina IL-4 e IL-13, estimulam linfócitos B específicos para os antígenos estranhos a mudarem para células produtoras de IgE. Assim, os indivíduos atópicos produzem grandes quantidades de anticorpos IgE em resposta a antígenos que não produzem resposta da IgE na maioria das pessoas. Sabemos que a propensão ao desenvolvimento de Tһ₂, produção de IgE e hipersensibilidade tem uma base genética forte, com a contribuição de muitos genes diferentes. ( ABBAS 2ed.)
  • Roteiro diagnóstico para alergias

  • Teste cutâneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário