27 agosto, 2010

Extremos da Reação - Alergia a água


Como muitos colegas vieram perguntar, decidimos criar um novo post (,mas adicionando algumas informações e curiosidades). Novamente, o nome da doença é Urticária Aquagênica.
Àgua é um dos elementos que mais abunda na crosta terrestre e é um dos elementos mais fundamentais na nossa saúde. Dependemos dela para a hidratação do corpo e higienização corporal. Isso sem contar o fato de que essa é a substância mais abundante no nosso corpo - 60% da massa total, aproximadamente. Agora, todos já notaram o drama... Como a pessoa é alergica a água???
As vitimas dessa improvável doença estão sujeitos a erupção cutânea de gravidade variável toda vez que entram em contato com a pele. As causas da reação, descritas pela primeira vez em 1964, ainda são misteriosas, segundo a especialista da universidade de Gênova - Rosella Gallo. Alguns pacientes enfrentam problemas com qualquer tipo de água - até com lágrimas e suor. Outros são sensíveis apenas à água quente ou salgada. Suspeita-se que a alergia possa estar relacionada a substâncias presentes na água tratada, como cloro. Mas por enquanto não passa de hipóteses.
No geral, os portadores se veem eternamente obrigados a tomar banhos rápidos e frios. As manchas na pele aparecem em 15 minutos após o contato, podendo levar duas horas ou mais para desaparecer. A doença ainda não tem cura. Mas há relatos de pacientes que se curaram sem medicamentos... mas tudo ainda é muito nova.
Tratamento: Evitar ao máximo o contato com a água. Vaselina pode ser usada para criar uma película protetora na pele, diminuindo a probabilidade e a intensidade das reações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário