27 agosto, 2010
Super Humanos - Ecolocalização
Os seres humanos possuem capacidades fantásticas de adaptabilidade às adversidade encontradas. Às vezes nós mesmos desconhecemos a extensão de nossas capacidades, que só se manifestam quando nos encontramos em situações extremas. Os super-heróis tão populares na cultura ocidental, por exemplo, representam justamente essa ideia: a da existência de habilidades que vão além do comum.
Não é necessário, porém, apelar para a fantasia para podermos testemunhar as incríveis capacidades dos seres humanos. Existem pessoas reais, acreditem ou não, que como o super-herói dos quadrinhos: o Demolidor conseguem se guiar através de técnicas que se assemelham a sonares, ou seja, se baseiam no eco produzido pela reflexão dos sons nos objetos para se guiarem.
Nosso primeiro exemplo de pessoas que possuem essa incrível habilidade é Ben Underwood. Bem foi diagnosticado com Retinoblastoma bilateral ( câncer nos olhos, de forma bem grosseira) quando não tinha nem dois meses de vida, e perdeu completamente a visão nos dois olhos quando aos dois anos de idade. Com o tempo, Bem, então, desenvolveu a incrível habilidade de ecolocalização. Ele emitia frequentes sons de “click” com a língua, e utilizava o eco utilizado por isso para se guiar. Bem se recusava usar os bastões guia, geralmente utilizado por deficientes visuais, pois ele dizia que estes eram para deficientes, e ele não se considerava uma pessoa debilitada de qualquer maneira. Com isso, Ben praticava corrida, basquete, andava de patins, enfim, vivia a vida como se uma pessoa sem nenhuma dificuldade visual. Até mesmo sua mãe dizia que as vezes esquecia que o filho era deficiente visual. Na foto abaixo vemos Ben se equilibrando em um hidrante sem a necessidade de qualquer auxilio.
Outro exemplo fantástico de pessoas que conseguem utilizar a ecolocalização é o de Daniel Kish. Daniel utiliza um mecanismo que frequentemente produz os barulhos de “click”, e ele também utilizava estes para se guiar. Porém, diferente de Ben, Daniel utilizava os bastões guia também para produzir sons, e aliava as duas técnicas para melhor se guiar. Kish leciona a ecolocalização para deficientes visuais, e, além disso, pratica e leciona mountain-biking e escalada para pessoas com deficiência ( e ele é muito bom nisso!). Abaixo vemos Daniel praticando mountain-biking.
Vale lembrar que devido às limitações auditivas e da frequência dos sons que os seres humanos são capazes de emitir, a habilidade de ecolocalização dos seres humanos consegue apenas identificar o tamanho e a posição de objetos relativamente grandes, não se comparando, portanto, às técnicas análogas que alguns animais possuem, como por exemplo os morcegos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário