27 agosto, 2010

Extremos do Mergulho


Embolia gasosa ou doença da descompressão:: A embolia por gás é a obstrução dos vasos sanguíneos causada pela presença de bolhas na corrente sanguínea, normalmente provocadas quando um mergulhador sofre uma descompressão muito rápida, fazendo com que os gases que haviam se dissolvido no sangue e nos tecidos fossem liberados na forma de bolhas, produzindo bloqueios dos vasos sanguíneos.

Quando um gás é respirado sob pressão, mais quantidade dele se dissolve nos flúidos corporais. A presença do gás adicional nos flúidos e tecidos do copro não é um problema enquanto ele permanece em solução.
Se um mergulhador volta à superfície lentamente, os gases dissolvidos são eliminados através dos pulmoões com rapidez suficiente para evitar a doença descompressiva. Mas se o mergulhador volta subitamente à superfície, os gases podem abandonar o estado dissolvido e formar bolhas nos tecidos e especialmente no sangue, onde acluem pequenos vasos sanguíneos.

O bloqueio de vasos sanguíneos impedem que o sangue flua para os tecidos, ocasionando uma falta de oxigênio e nutrientes que pode levar à morte celular ou ainda pode haver dano para os tecidos, caso bolhas de gás se formem em seu interior, já que isso pode deformar células, ou rompê-las, interrompendo seu funcionamento.
O principal gás responsável pela formação de bolhas é o nitrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário